Por volta das 14 horas deste domingo (26), um adolescente identificado como Rogério Silva Sousa, de 14 anos, morreu após ser atropelado por uma carrocinha que se desprendeu de uma caminhonete em Itinga do Maranhão, na BR-010. O acidente ocorreu no km 350, na frente da casa da vítima que veio a óbito no local.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), quando chegaram ao local, o corpo do adolescente já havia sido deslocado para a funerária, e encontraram um veículo do tipo reboque, de cor azul, que estava atrelado a uma Hilux Prata.

Os agentes então identificaram após análise, que a estrutura de conexão do veículo com a caminhonete estava rompida, a principal motivação pela qual a carrocinha desprendeu e saiu da faixa para o acostamento, atingindo assim o ciclista.

Ainda segundo a PRF, o reboque não estava amarrado ao veículo tracionador com uma corrente de segurança, dispositivo necessário e obrigatório para uso de engates para evitar que caso seja rompido o engate ou estrutura do reboque o veículo rebocado não saia desgovernado. A obrigação está prevista na resolução do CONTRAN nº 197/06 e nº 234/07 no artigo 6°.

Quando a equipe da PRF chegou ao local, foi constatado que o sítio de colisão estava parcialmente desfeito, com o corpo já transportado por serviço de funerária. Ausente também o condutor e a caminhonete.

O condutor da caminhonete fugiu do local e se apresentou algumas horas depois na delegacia de Polícia Civil em Açailândia, juntamente com seu advogado. Ele responderá por homicídio culposo na direção de veículo automotor.