Buscar
Estreito

Câmara de Vereadores aprova lei de aumento salarial dos servidores da Educação de Estreito (MA)

Junior Castro

Câmara de Vereadores aprova lei de aumento salarial dos servidores da Educação de Estreito (MA)

A Câmara de Vereadores de Estreito, realizou a sua primeira sessão ordinária no segundo semestre deste ano (sessão onde são votados projetos de lei e indicações). Na pauta do dia estava o Projeto de Lei N°009 que refere-se ao reajuste da remuneração de profissionais da educação no município. Após a leitura do parecer final, que dava sinal positivo para sua aprovação, os vereadores votaram e aprovaram o projeto por unanimidade.

O reajuste de 5% atingirá os professores de magistério com níveis 1, 2 e 3, além de coordenadores, e supervisores pedagógicos.

Ainda foi apresentada a indicação N°37/2018 de autoria dos vereadores Helder Cerqueira e Helismar Moreira que sugere ao poder executivo que o prédio da UPA seja disponibilizado para a secretaria da saúde. Podendo assim ser instalado o laboratório de analises clinicas, atendimento de especialidades medicas e outros serviços da saúde.

A vereadora Mariana Leite pediu a palavra e ressaltou que já existe um pedido feito pelo executivo municipal para que o prédio seja usado pela clinica de saúde da mulher. Mariana elogiou os colegas e disse que é muito importante tal indicação, isso mostra que os vereadores estão atentos para com o assunto.

Helismar Moreira disse ter conhecimento de tal pedido, mas que a indicação refere-se a uma sugestão, diante do Decreto Federal que permite que o prédio seja disponibilizado para uso do município.

Pedro Pacheco também participou pedindo parte, e defendeu o funcionamento da UPA, embora mais unidades pelo país também não estejam em funcionamento. Ele também ressaltou o prejuízo causado pelo não funcionamento da UPA, levando em consideração o gasto do dinheiro público em sua construção e aparelhamento.

Após os debates a indicação foi colocada em votação e aprovada por unanimidade pelo plenário.

Logo em seguida os vereadores usaram a tribuna no grande expediente; Pedro Pacheco fez referencia ao Esporte, pedindo maior atenção do executivo em relação a estrutura do estádio municipal, fazendo referência a uma indicação do ano anterior em que tratava sobre o assunto. Ele agradeceu o prefeito por ter atendido o pedido de aquisição e instalação de um bebedor de água naquele estádio. Finalizou ressaltando a importância da aprovação do Projeto de Lei que trata do reajuste dos profissionais da educação, colocando-se a disposição para aprovar projetos da mesma ordem.

Gladstone Fonseca falou sobre a importância da presença da população na Câmara, acompanhando e conhecendo as matérias votadas. O vereador disse que foi informado sobre a real possibilidade da pavimentação asfáltica no setor Planalto, Vila Teco, Vila Delfina e Casas Populares, o que ele considera importantíssimo. Finalizou ressaltando a importância do dias dos pais e parabenizou a todos pela data.

Amaral Vilar fez uso da tribuna afirmando que esteve na zona rural e que retornou no domingo para abraçar seu pai, estendendo a mesmo carinho a todos os pais de Estreito em nome de seu pai Ceara. Amaral afirmou que o vereador aprova, mas quem atende é o prefeito, enfatizando que muitos de suas indicações não foram atendidas. Ao final ele pediu que a prefeitura coloque a disposição um caminhão pipa para molhar as ruas dos bairros que ainda não foram pavimentados e a poeira acaba trazendo diversos transtornos para a saúde da população.

Mariana Leite tratou da importância da educação da base ao nível superior, onde a cidade de Estreito tem importância no processo de formação das pessoas, pois uma base boa irá dar solidez para as demais etapas. Ela ressaltou a importância do transporte escolar e as condições das estradas, dizendo que não deixara de cobrar como sempre fez. Mariana disse que sempre irá votar em favor do povo, analisando projetos de forma a beneficiar a população. Ela acredita ser importante o debate sobre as matérias encaminhadas para a Câmara, assim como ocorreu acerca do prédio da UPA. A vereadora finalizou colocando-se a disposição e disse que o plano de cargos e carreira dos funcionários da saúde é muito importante para o município.

Manoelzinho do Didico iniciou falando sobre sua estadia na zona rural do município no último final de semana. O vereador elogiou Amaral sobre a colocação sobre o não atendimento das indicações por parte do executivo, dizendo que as estradas da zona rural necessitam de atenção maior. Cobrou a presença do prefeito na região do assentamento Bom Jesus, afirmando que promessas não resolvem e tais episódios tem criado uma situação constrangedora para ele diante aos sertanejos.

Helismar Moreira usou a tribuna convidando todos para a próxima sessão, onde segundo ele, será votado a concessão do prédio municipal para a UEMA. O vereador disse que fica um pouco estranho o fato de que as obras de pavimentação do Governo Estadual estão a passos lentos, segundo ele, em alguns casos só foi feito a parte de terraplanagem. Helismar foi duro na cobrança dizendo que os vereadores não irão assistir isso de braços cruzados, pois o programa chama-se “mais asfalto” e não “menos asfalto”.

Helder Cerqueira fez referência a importância da cobrança dos vereadores, mostrando que a Câmara é a representação da democracia, portanto da diferença de opiniões. Ressaltou que é importante criticar e cobrar, mas também é vital reconhecer o esforço realizado pelo executivo municipal diante de cortes do orçamento em melhorar todos os setores. Ainda disse que é necessário entender que as indicações só podem ser atendidas quando existem recursos, o que quase sempre é uma grande dificuldade. Helder disse que os vereadores devem continuar cobrando, mas sempre com atenção ao orçamento municipal e se existem recursos para toda a indicação, não colocando assim a culpa apenas na vontade do executivo. Encerrou parabenizando os pais, dizendo que a família é a base de tudo.