Buscar
Maranhão

Deputado pede liberação de vaquejadas sem público no Maranhão; “empregos e fonte de renda”

Redação

Deputado pede liberação de vaquejadas sem público no Maranhão;

O deputado estadual Fernando Pessoa (Solidariedade), solicitou ao governador Flávio Dino (PCdoB), que as vaquejadas sejam liberadas sem  a presença do público. O parlamentar destacou a importância das vaquejas como uma das principais fontes de rendas de centenas de famílias no interior do Maranhão.

Ele destaca ainda que a realização do esporte não afete as medidas de enfrentamento à pandemia no novo coronavírus, mantendo todos os protocolos de higiene e proteção pessoal, com uso de máscaras e álcool em gel e mantendo o distanciamento.

Segundo ele a vaquejada vem sofrendo de maneira significativa devido ao cancelamento dos eventos. O deputado argumenta ainda que as pessoas que dependem desse esporte estão enfrentando sérias dificuldades financeiras.

“Esses empregos dependem da realização dos eventos esportivos, pois envolvem organizadores, tratadores, vaqueiros, veterinários, motoristas, ajudantes de curral, casqueadores, comerciantes, vendedores de ração, entre outros diretamente ligados aos eventos, sem contar os milhares de empregos indiretos gerados pelo negócio”, afirma.

Na proposta, as vaquejadas aconteceriam sem a presença de público, com os vaqueiros tendo acesso ao parque apenas no momento de sua participação na pista, disponibilização de álcool em gel 70%, obrigatoriedade do uso de máscara para competidores e organização, distanciamento de três metros entre os caminhões e cada veículo com apenas o tratador e seu auxiliar, proibição de qualquer aglomeração e outras ações sanitárias.