Buscar
Brasil

Luzes do ‘Starlink’ chamam atenção de moradores do interior do Maranhão

Redação

Luzes do 'Starlink' chamam atenção de moradores do interior do Maranhão

Moradores de cidades do interior do Maranhão ficaram impressionados com luzes vistas no céu nesta quarta-feira (5). As luzes, em sequência, levantaram a dúvida sobre o que seriam aqueles objetos não identificados.

Um dos registros enviados ao Portal Enquanto isso no Maranhão são de moradores de São Pedro dos Crentes, na região Sul do Estado.

Embora a visão tenha causado surpresa e admiração, a explicação para o fenômeno é bastante mundana e tecnológica. Essas luzes são na verdade satélites, lançados ao espaço pela empresa norte-americana SpaceX, dirigida pelo empresário sul-africano Elon Musk.

Conforme informações apuradas pelo Portal Enquanto isso no Maranhão, nesta quarta, 5 de junho, às 00:04 GMT, a SpaceX lançou a 171° remessa de 20 satélites de Internet Starlink. O foguete Falcon 9 decolou do Complexo de Lançamento Espacial 4E (SLC-4E) na Base Espacial Vandenberg na Califórnia, EUA.

Os satélites Starlink são lançados em grupos e formam um “trem” de luzes enquanto se posicionam em suas órbitas designadas. Este fenômeno já foi observado em diversas partes do mundo e é conhecido por criar visões impressionantes no céu noturno.

O que é a Starlink?

Os satélites fazem parte do Starlink, um projeto da SpaceX para lançar milhares de satélites em órbita e transmitir a internet para a Terra do espaço. A SpaceX espera usá-lo para financiar missões a Marte. Desde o primeiro lançamento em maio de 2019, a SpaceX lançou 6.571 unidades. Cada um pesa cerca de 260 quilos e é aproximadamente do tamanho de um carro achatado, com um grande painel solar que reflete a luz do sol.

O objetivo final da SpaceX é cobrir o espaço ao redor da Terra nesses satélites. Eles planejam operar 12.000 satélites Starlink em órbita e potencialmente até 42.000. Isso é conhecido como uma mega constelação. Os satélites são lançados em lotes de 60, com a SpaceX com o objetivo de lançar cerca de dois lotes por mês – embora ainda não tenham atingido essa frequência. Cada vez que os satélites são lançados, nos próprios foguetes reutilizáveis ​​Falcon 9 da empresa, eles são colocados em órbita a cerca de 290 quilômetros acima da superfície da Terra.