Estudantes e professores de universidades públicas e do Instituto Federal do Maranhão realizaram uma manifestação nesta quinta-feira (30) em São Luís. O protesto foi contra o bloqueio de verbas na educação, anunciado pelo Governo Federal. Protestos também aconteceram nas cidades de Imperatriz, Balsas e Codó.

Pela manhã, estudantes realizaram uma mobilização na entrada da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na Avenida dos Portugueses em São Luís. Com cartazes, os estudantes distribuíram panfletos informando aos pedestres e motoristas os objetivos da manifestação.

A entrada e a saída da universidade foram bloqueadas. Somente passavam funcionários do Instituto Médico Legal (IML) e estudantes que participam do Congresso Regional de Comunicação (INTERCOM) e candidatos que fariam um concurso público na universidade.

No Maranhão, os cortes representam menos de R$ 30 milhões no orçamento da Universidade Federal do Maranhão. O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) terá o corte de 38% o orçamento previsto para 2019, o que representa R$ 28 milhões a menos no orçamento.