Buscar
Maranhão

Navio carregado de bauxita desencalha após ficar seis dias preso no litoral do Maranhão

Redação

Navio carregado de bauxita desencalha após ficar seis dias preso no litoral do Maranhão

O navio mercante “Forte de São Felipe”, de bandeira brasileira, que estava encalhado no litoral de São Luís, desde a manhã do último sábado (17), conseguiu desencalhar no início da noite desta quinta-feira (22).

Segundo a Capitania, o desencalhe aconteceu às 18h, quando o navio flutuou aproximadamente 30 minutos antes da preamar (maré de maior altura prevista para o dia). Após a flutuação e estando em condições seguras de navegação, a embarcação seguiu para atracar no Porto da Alumar.

A CPMA destacou, ainda, que a situação foi prontamente resolvida sem a necessidade de utilizar o plano de desencalhe apresentado pela empresa de assistência e salvamento.
Agora, para que o navio seja liberado para navegação, é necessário que a Sociedade Classificadora (Instituição que garante a segurança, confiabilidade e conformidade das embarcações) emita, após sondagem da embarcação, um parecer atestando que ela tem condições seguras para navegar.

A Capitania dos Portos informou que “está em andamento um Inquérito Administrativo para apurar as causas do encalhe, o que temporariamente impede a continuidade de sua operação normal”.

O navio encalhou na manhã do último sábado (17), no canal de propriedade privada, que dá acesso ao porto da empresa Alumar, que utiliza a bauxita em suas operações.