O Porto do Itaqui iniciou o embarque da primeira carga de tarugos de aço (barras utilizadas em usinas para laminação), o que significa mais um tipo de carga exportada pelo porto, que já inclui celulose, máquinas e equipamentos, vagões, dentre outros.

O primeiro embarque foi realizado nesta quinta-feira (25). Ao todo, segundo o Porto do Itaqui, 12 mil toneladas de tarugos de aço serão exportadas para a Guatemala. Os tarugos produzidos em Açailândia foram armazenados nos pátios aguardando a atracação do navio Lady Serra no berço 100. A previsão é que o embarque seja finalizado até segunda (29).

Segundo a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), esse embarque é “extremamente importante para o porto e para a economia do estado, pois se trata de aço produzido na região sul do Maranhão e embarcado diretamente do Itaqui para outros países”.

De acordo com o Porto do Titaqui, já está prevista mais uma movimentação de 30 mil toneladas de tarugos de aço para a Nigéria. Dentre várias exportações, o porto já movimentou 4,8 milhões de toneladas de soja e 3,6 milhões de toneladas de granéis líquidos (combustíveis) no primeiro semestre de 2019.