O PSL (Partido Social Liberal), sigla do presidente Jair Bolsonaro, é a legenda que mais recebeu filiações no Maranhão desde as eleições do ano passado.

Mas nem tudo sempre foi um ‘mar de rosas’, fundado no estado em 2003 por Francisco Carvalho (Chico Carvalho), o partido enfrentou muitas dificuldades, mas sempre teve a sua frente seu fiel presidente Chico Carvalho, que ao longo dos anos transformou a sigla em uma das mais disputada do estado por diversas lideranças politicas atualmente.

A primeira vez que o PSL disputou uma eleição municipal no Maranhão, os dois candidatos que concorreram a uma vaga de vereador na capital São Luís, conseguiram juntos, pouco mais de 700 votos. Porém ao longo dos anos o partido foi se fortalecendo e aos poucos ocupando espaço. Atualmente, o partido conta com mais de 60 vereadores, dois deles na capital e os demais espalhados por diversos municípios, 10 vice-prefeitos, um deputado estadual, dois prefeitos entre outros que devem vim para o partido. O último a filia-se ao partido e que deu grande repercussão foi Lahesio Bonfim, de São Pedro dos Crentes, conhecido nas redes sociais como “O melhor prefeito do Maranhão e um dos prefeitos do Nordeste e do Maranhão a dar uma das maiores votações a Jair Bolsonaro. 

Chico Carvalho e Luciano Bivar Presidente Nacional do PSL

O partido que após a vitória de Jair Bolsonaro, ganhou grande proporção nacional, no Maranhão não foi diferente, atualmente o partido tem ganhado apoio de diversos grupos de direita, jovens, adultos. Milhares de filiações estão sendo realizadas em diversas cidades. Em 2020, o partido deve fazer novos nomes e se fortalecer ainda mais no cenário estadual e nacional.