SÃO LUÍS – Há mais de quatro anos,  diversas ruas do bairro São Cristóvão sofrem com a falta de infraestrutura, buracos e lixões a céu aberto, algumas ruas do bairro não têm nem mesmo um sistema de escoamento de esgoto, todos os dejetos vão parar no meio da rua, além da falta de faixas de pedestre em diversos pontos necessário. 

Devido ao descaso, na tarde desta quarta-feira, (25), o titular da Promotoria de Justiça Comunitária Itinerante, Vicente de Paulo Silva Martins, entregou ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior, um ofício com reivindicações da comunidade do bairro do São Cristóvão.

No documento, o membro do Ministério Público solicita que sejam tomadas providências pelos órgãos municipais que tenham competência sobre as demandas apresentadas, inclusive quanto às ações previstas para a região, dentro do programa de obras lançado pela Prefeitura.

Instalada São Cristóvão desde o dia 19 de agosto, a Promotoria Itinerante, por meio de vistorias da equipe e das reclamações dos próprios moradores, constatou que, entre os principais problemas, estão os relativos ao trânsito e transportes, limpeza pública, urbanismo, saúde, meio ambiente e infraestrutura de ruas (asfaltamento e drenagem das ruas).

No ofício entregue ao prefeito, o representante do Ministério Público atualizou as demandas da comunidade, após visitas a diversas áreas do bairro do São Cristóvão. “Nossa equipe constatou ausência de faixas de pedestres, vias obstruídas por sucatas e veículos de oficinas mecânicas, lixão a céu aberto e falta de pavimentação e drenagem nas imediações da delegacia, da Paróquia e dos Bancos do Brasil e Itaú”, relatou o promotor de justiça. Para a resolução desses itens, foi solicitada uma ação mais urgente da Prefeitura.

Vicente Martins acrescentou, ainda, que nas localidades do Baixão e nos Conjuntos Dom Ricardo, 500 Anos e Figueiras, que também sofrem com carências de pavimentação e drenagem, o transporte público está inviável por falta de condições de tráfego nas vias.

ITINERANTE

Esta é a 33ª instalação da Promotoria Itinerante e, pela primeira vez, na região do São Cristóvão. Em geral bem avaliada pelas comunidades por onde atua, devido ao trabalho de mediação das demandas e do encaminhamento dos pedidos para as autoridades competentes, a Promotoria, com frequência, é convidada para participar da inauguração de obras que tiveram a intervenção do órgão ministerial para sua concretização.

Beneficiada com o programa de obras da Prefeitura de São Luís, a comunidade do Cohatrac convidou o promotor de justiça Vicente Martins para a cerimônia de lançamento dos serviços de asfaltamento, ocorrido no último dia 23. “É um reconhecimento ao trabalho da promotoria que atuou para que esses serviços chegassem”, destacou. No Cohatrac, a Promotoria permaneceu instalada de dezembro de 2018 a fevereiro deste ano.