Buscar
Maranhão

Vídeo mostra momento exato que navio é afundado na costa do Maranhão

Redação

Vídeo mostra momento exato que navio é afundado na costa do Maranhão

O navio cargueiro Stellar Banner, que encalhou na costa do Maranhão em fevereiro, com 295 mil toneladas de minério de ferro da Vale, está no fundo mar.

Na manhã desta sexta-feira, 12, a Marinha, acompanhada de agentes do Ibama, realizou o processo de afundamento da embarcação, depois de analisar que não haveria condições técnicas de fazer o reboque. Em cerca de duas horas, o barco desapareceu no oceano.

Na quinta-feira (4) o Stellar Banner foi rebocado de onde ficou encalhado e levado para águas mais profundas, a cerca de 111 km de São Luís.

O reboque do navio se tornou possível após a remoção de cerca de 145 mil toneladas de minério de ferro e 3,9 mil metros cúbicos de óleo do Stellar Banner. A operação foi realizada no dia 12 de abril.

As investigações comprovaram que o capitão da embarcação cometeu um erro de rota no deslocamento do navio que saiu porto de Itaqui e seguiria para o porto de Qingdao, na China, porém ao sair do porto maranhenses bateu em pedras no fundo do mar, causando uma grave avaria no casco. Para evitar o naufrágio iminente, ele tratou de deslocar o barco para um banco de areia, onde a embarcação encalhou e não chegou a tombar ou até mesmo afundar.

A embarcação afundada hoje na costa do Maranhão mede 55 metros de largura por 340 metros de comprimento, o que equivale à área de mais de três campos de futebol. O calado do barco (profundidade dentro da água) é de 21,5 metros, uma altura similar à de um prédio de sete andares. Veja abaixo o vídeo.

 

 

 

.