Demonstrações de fé e devoção, marcaram a visita da imagem peregrina oficial de Nossa Senhora de Nazaré, a cidade de Montes Altos, no Sudoeste do Estado, nesse sábado (24).

A visita marca o início da preparação do Círio de Nazaré de Montes Altos que acontecerá entre os dias 4 a dia 12 de setembro deste ano, período em que a cidade terá a intronização de uma imagem oficial da santa.

Conduzida por integrantes da Diretoria do Círio, da Basílica de Belém(PA), Roberto de Oliveira Corrêa e Giselle Botelho Corrêa e os guardas Nazaré Sidney Ferreira de Souza e Rafael Souza Dias, a imagem foi recebida no portal da cidade em clima de muita emoção.
Crianças vestidas de anjos, estavam no pelotão de frente, saudaram a mãe da Amazônia com uma chuva de pétalas de rosas.

Religiosos e fieis em geral completaram as boas-vindas a imagem de Nossa Senhora que foi apresentada e levada em procissão até a porta da paróquia de Nossa Senhora de Santana.

Na chegada na paróquia houve outra saudação especial com uma apresentação musical de um grupo de jovens, nova chuva de pétalas de rosas que veio do alto da torre da igreja e salva de fogos, seguida da celebração de uma Missa Especial.

Junto com a imagem oficial peregrina veio uma outra que foi conduzida, após a missa, e entronizada num alta da igreja, preparado especialmente para ela e fieis fizeram fila para visitá-la.

“Missão cumprida. O povo de Montes Altos está de parabéns pela bela acolhida que fez a Nossa Senhora, o que foi muito lindo, muito maravalhoso, ver ela ser recebida pelos anjos jogando pétalas de rosas e passando na rua abençoando as pessoas”, disse o diretor Roberto de Oliveira Corrêa.

O diretor complementou que acredita que a cidade de Montes Atos está preparada para realizar um belo Círio. “O povo de Montes Altos está de parabens, e conseguirá sim fazer deste Círio de setembro o mais belo da Região”, finalizou.

Bastante emocionado, o padre Luzimar Moura da Luz, pároco da
paróquia de Nossa Senhora de Santa Ana, disse que a chegada da imagem de Nossa Senhora representa muito muito para a cidade de Região, como o fortalecimento da fé.

“Acredito que Maria traz para esta Regiao, o Evangelho vivo, apresenta Jesus para este povo. Depois deste período de pandemia, nosso povo precisa de muita esperança e estar junto e Maria traz esta mensagem de comunidade, de fortalecimento da fé e sobretudo de um recomeço”,avaliou padre Luzimar.

Dom Francisco Lima, também, se mostrou muito feliz com a visita da santa ocorrida no sábado e disse que o povo de Montes Altos é um povo de muita fé.

Turismo religioso

A visita da imagem da santa marca, ainda, o início de um novo tempo para a cidade de Montes Altos que passará a ser um roteiro de turismo religioso. Além do belo complexo eclesial da igreja matriz com uma torre que é a réplica da famosa Torrei Eifel, a paróquia que segue modelo arquitetônico gótico, tem ainda o calor humano de seu povo.

A cidade, também, fica estrategicamente localizada a pouco mais de 100 km do Parque Nacional da Chapada das Mesas e de Carolina, a cidade das águas.