Buscar
Carolina

Três pessoas são presas por comércio ilegal de madeira no Parque Nacional da Chapada das Mesas

Redação

Três pessoas são presas por comércio ilegal de madeira no Parque Nacional da Chapada das Mesas

O Intituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, através da integração das equipes de fiscalização do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) de Imperatriz-MA, Reserva Biológica (REBio) do Gurupi e Parque Nacional da Chapada das Mesas, está realizando, no Município de Carolina-MA, a Operação Chapada Limpa VII.

O objetivo da Operação é combater, entre outros ilícitos ambientais, a extração e comércio de madeira retirada ilegalmente, ocupações irregulares e pesca predatória cometidos no interior do Parque Nacional da Chapada das Mesas (Unidade de ConservaçãoFederal de Proteção Integral).

A Operação tem se mostrado bastante exitosa e, até o momento, obteve como resultados a realização de três prisões em flagrante por transporte e comércio de madeira extraída ilegalmente dentro do Parque Nacional da Chapada das Mesas.

Com efeito, também foi realizada uma notificação para retirada de construção irregular na margem do Rio Lajinha e outra para apresentação de licença ambiental de supressão vegetal no limite do Parque Nacional.

Ainda como consequência da Operação Chapada limpa VII foram lavradas multas por ilícitos ambientais cometidos do interior do Parque que somam, até o momento, mais de oitenta mil reais. Ademais, as áreas embargadas pela equipe de fiscalização do ICMBio já totalizam, aproximadamente, 225 hectares de áreas embargadas.

Vale dizer, que a Operação segue em plena atividade e outras ações de fiscalização ainda se encontram em curso podendo ainda ocorrer novas autuações de ilícitos ocorridos no Parque pelo ICMBio.