Ministério da Saúde oficializa dois casos suspeitos de coronavírus no Maranhão
Nesta terça-feira (10), o Ministério da Saúde divulgou um novo boletim com as atualizações dos casos do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil. O Ministério incluiu, na nova lista, apenas dois casos suspeitos do Maranhão. Segundo o órgão, o Estado tem dois casos sendo investigados e dois já foram descartados. O Ministério não divulgou a idade e o sexo dos pacientes que foram oficializados como casos suspeitos.
Nessa segunda (9), A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES) havia comunicado que tinha subido para oito o número de casos suspeitos do novo coronavírus no Estado. E, nesta terça, a SES afirmou, por meio de nota, que todos os casos registrados no Estado haviam sido notificados ao Ministério da Saúde “a quem cabe a atualização do monitoramento do sistema”. Apesar de a SES ter informado que há oito casos sendo investigados no Maranhão, apenas dois casos suspeitos foram oficializados, nesta terça, pelo Ministério da Saúde.
Na tarde desta terça, a SES divulgou uma nova nota ratificando que oito casos suspeitos permanecem em investigação no Maranhão. Porém, não informou quais desses casos suspeitos foram os oficializados pelo Ministério da Saúde.
Veja, na íntegra, a nota divulgada pela SES nesta terça-feira (10):
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que não há registro confirmado por Covid-19 no Maranhão, até o momento. Os oito casos suspeitos permanecem em investigação, o que inclui o envio das amostras coletadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN-MA) para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, em Belém (PA). Este processo de validação dos resultados está em curso e o laudo final será divulgado oportunamente.
No Maranhão, a gestão estadual está adotando todas as medidas para garantir assistência especializada nas unidades de saúde. Nesta terça-feira (10), por exemplo, quase 290 profissionais de saúde participaram do seminário de atualização sobre doenças respiratórias e o novo coronavírus, com foco nos procedimentos para diagnóstico laboratorial das doenças respiratória (H1N1 e Covid-19), bem como situação epidemiológica, manejo clínico e fluxo de atendimento.
Em São Luís, os oito casos suspeito de doença pelo coronavírus, seis mulheres e os dois homens, permanecem em monitoramento domiciliar. A medida está de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A SES informa que os casos suspeitos registrados no estado foram notificados ao Ministério da Saúde (MS), a quem cabe a atualização do monitoramento no sistema. Qualquer afirmação antes da conclusão do resultado da análise laboratorial é precipitada.
Perfil dos pacientes suspeitos do Covid-19:
1. Mulher, de 29 anos, procedente da Itália;
2. Mulher, de 19 anos, contactante do caso anterior;
3. Mulher, de 66 anos, procedente da Itália e França;
4. Mulher, de 28 anos, procedente de Portugal e Espanha;
5. Homem, de 35 anos, procedente de Orlando, Miami e Nova Iorque;
6. Homem, de 24 anos, procedente de Portugal;
7. Mulher, de 39 anos, procedente de Portugal;
8. Mulher, de 62 anos, histórico de viagem para França.