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Maranhão

Locomotiva acima da velocidade bate em trem da Vale carregado de minério no MA

Redação

Locomotiva acima da velocidade bate em trem da Vale carregado de minério no MA

Um acidente foi registrado e filmado neste domingo (21), entre um trem cargueiro carregado de minério e uma locomotiva da Vale, ambos da mesma mineradora. O fato ocorreu na altura do município de São Pedro da Água Branca, que faz divisa com o Pará.

No vídeo de aproximadamente um minuto, um trem cargueiro passa carregado de minério em velocidade moderada em um trecho em que a Estrada de Ferro Carajás (EFC) é duplicada. Logo em seguida, no mesmo sentido e no mesmo trilho aparece uma locomotiva em velocidade bem superior à do trem cargueiro. Ela se aproxima rapidamente até o momento do impacto, ficando o trem com o último vagão parcialmente destruído e parte do minério sobre o trilho.

O local do acidente, é um trecho onde é necessário a ação da locomotiva como uma força extra, sendo acoplada na parte de trás, para empurrar o trem.

De acordo com informações de técnicos da área, a ação da locomotiva é recorrente naquele trecho entre São Pedro e Açailândia

Carregado de minério, o trem é empurrado por duas locomotivas, uma no início e outra no meio. Todavia, apesar desse esforço, no trecho entre São Pedro e Açailândia há subidas que levarão suas locomotivas ao limite de suas capacidades. São as chamadas “Colinas de Açailândia”, que ficam a 240 metros acima do nível do mar.

A locomotiva extra é chamada de “Helper Dinâmico”, que precisa manter a velocidade de cerca de 30 km/h na hora de ser “acoplada” e serve como força extra para o trem não parar nos 130 km da colina.

De acordo com técnicos da área a locomotiva é necessária ser acoplada na parte de trás do trem.

“Se a gente não colocar uma máquina extra acoplada ao trem, ele não consegue subir em função de seu grande peso e tamanho”, explica o maquinista Miguel Ferreira da Costa.

De acordo com informações, a operação precisa acontecer com muita precisão. A locomotiva não pode aproximar com muita velocidade e nem pode ir muito lento, senão não alcançará o trem. Há um trecho pré-determinado para acontecer o acoplamento e só há uma chance para isso acontecer. Para evitar a batida, há um medidor de distância a laser. Ao se aproximar da cauda do trem, um feixe de laser é transmitido até a traseira do último vagão e a sua reflexão é captada por um sensor. Medindo-se o tempo de retorno gasto pela luz refletida, o sistema permite que seja calculada a distância até o trem à frente e o controle da velocidade da locomotiva helper. Assim, o acoplamento ocorrerá sem o descarrilamento do trem.

Aproximadamente 8 minutos após a passagem pela locomotiva helper, o trem de 3,4 quilômetros de extensão e 40.000 toneladas passa a tracionar forte e, assim, consegue vencer a Colina de Açailândia.

Para que o acidente deste domingo tenha ocorrido, houve falha, mas não se sabe ainda se foi técnica ou humana.