Ministério Público abre investigação que pode levar a cassação do prefeito de Senador La Rocque
O Ministério Público do Maranhão por meio do promotor João Cláudio de Barros abriu um Inquérito Civil para investigar o prefeito Bartolomeu Gomes Alves por crime eleitoral.
De acordo com o Inquérito Civil a esposa do gestor Marlene das Neves Salgado e atual secretaria de Assistência Social, teria prometido emprego em troca de voto.
Marlene teria prometido emprego para Bruno Ferreira de Souza, que trabalhou na campanha do atual prefeito Bartolomeu. Bruno teria trabalhado na campanha em troca de um cargo na Prefeitura. O prefeito foi eleito e Bruno foi nomeado como vigilante.
Quando a promessa por determinado emprego ou função pública ocorre como contrapartida por serviços prestados em campanha, materializa-se a captação ilícita de sufrágio prevista expressamente como conduta vedada no artigo 41-A da Lei das Eleições. Trata-se de gravíssima infração, que pode acarretar na cassação do registro ou diploma e na aplicação de multas. Tal prática pode resultar, ainda, em improbidade administrativa por violação aos princípios constitucionais que regem a administração pública.