Buscar
Maranhão

Ministério Público abre investigação contra presidente da Câmara de Santa Inês após suspeita de superfaturamento

Redação

Ministério Público abre investigação contra presidente da Câmara de Santa Inês após suspeita de superfaturamento

O Ministério Público do Maranhão por meio da 1º Promotoria de Justiça da Comarca de Santa Inês abriu um inquérito civil para apuar irregularidades em processos licitatórios entre a Câmara Municipal do município e empresas.

De acordo com inquérito civil assinada pela promotora Larissa Sócrates de Bastos, os investigados são o presidente da Câmara de Santa Inês, Josino Alves Catarino Neto, aliado do atual prefeito Felipe dos Pneus e as empresas Conexão Informática e Móveis LTDA e a Real Empreendimentos, Comércio e Serviços LTDA.

De acordo com a denúncia que chegou até o Ministério Público: “A Câmara de Vereadores adquiriu material de informática com o fito de suprir a necessidade da secretaria e gabinetes dos vereadores, foram gastos mais de R$ 31.000,00 (trinta e um mil reais) e não há vestígios de nenhuma melhoria em equipamentos ou suprimentos, pelo contrário, tudo sucateado e sem utilidade funcional, computadores ultrapassados e sem funcionamento. Não há Informação, documentação ou materialização desse material na Câmara, aliás esses materiais foram adquiridos por valores acima dos valores de mercado. Tivemos acesso a lista de produtos comprados e verificamos que parte dos produtos nunca entraram na casa, demonstrando fortes indícios de fraude”.

As ilegalidades são investigadas no decorrer do procedimento licitatório Pregão Presencial nº 001/2021, realizado pela Câmara, e dos contratos nº 005/2021 e 006/2021. Entre os serviços estão o fornecimento de Suprimentos de Informática entre outros.