Buscar
Brasil

Três madeireiros são presos por extração ilegal de madeira em terras indígenas do MA

Redação

Três madeireiros são presos por extração ilegal de madeira em terras indígenas do MA

Três madeireiros suspeitos de extração e comércio ilegal de madeiras de Terras Indígenas do Maranhão foram presos pela Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (7).

A prisão ocorreu após mandados de prisão preventiva expedidos pela 8ª Vara Federal Ambiental e Agrária da Justiça Federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ação faz parte da “Operação Relutantes”, segunda fase das operações “Arrabalde” e “Kambõ Urucum”, deflagradas em julho de 2023.

Além das prisões, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, suspensão das atividades econômicas e outras medidas cautelares contra os suspeitos.

Segundo as investigações, os madeireiros recebiam a madeira e outros produtos vegetais sem o Documento de Origem Florestal (DOF), licença obrigatória para transporte e armazenamento de produtos nativos.

Posteriormente, os produtos eram vendidos pelos empresários.

A Justiça Federal determinou o bloqueio de R$ 951.889,71 dos investigados, além da prisão preventiva. Segundo a Polícia Federal, os suspeitos inseriam informações falsas no sistema de controle florestal.

Eles foram indiciados por estarem à frente de estabelecimentos sem licença ou autorização dos órgãos ambientais, além de explorarem a floresta em terras indígenas.

Os investigados já tinham uma ordem judicial que suspendia suas atividades.

As prisões foram efetuadas após a constatação de que os suspeitos estavam descumprindo a ordem judicial e embargos aplicados pelos órgãos de fiscalização, além de aumentar os conflitos com os indígenas que protegem a terra indígena Alto Turiaçu.

Após a prisão, os suspeitos foram encaminhados para uma unidade prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça do Maranhão.