Justiça afasta prefeita de Paço do Lumiar após possível fraude milionário na compra de aparelhos de ar-condicionado
O Ministério Público do Maranhão (MPMA) conseguiu nesta quarta-feira (29) o afastamento da prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, do cargo. Assumindo temporariamente o cargo está o vice-prefeito da cidade, Inaldo Alves Pereira.
Ela ficará fora das funções públicas por 50 dias, enquanto o Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) realiza investigações sobre possíveis irregularidades cometidas na gestão municipal. Entre elas uma possível fraude milionária para compra de aparelhos de ar-condicionado.
A fraude seria em uma Ata de Registro de Preços da cidade de Altos, no Piauí, a qual foi aderida pelo município de Paço do Lumiar. As empresas contratadas, foram a VE Rocha Ferreira e T & V Comércio, por um valor de cerca de R$ 6 milhões, forneceram aparelhos de ar condicionado e ventiladores para serem instalados em Unidades Básicas de Saúde e escolas da rede municipal de ensino. Porém de acordo com informações, foi identificado a ausência dos aparelhos.
A secretária municipal de Administração, Flávia Virginia Pereira, também foi afastada pela Justiça de suas funções.
A decisão foi proferida pela desembargadora Maria da Graça Peres Soares Amorim, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), e permanece sob sigilo.
Além do afastamento da prefeita, foram deferidos mandados de busca e apreensão na sede da Prefeitura e em secretarias municipais.