Vereadores denunciam gestão da prefeita Ana Léa de Lajeado Novo no MPF por falta de transporte escolar
A gestão da prefeita Ana Léa de Lajeado Novo, alvo de constantes denúncias devido a precariedade e falta do transporte escolar, agora é alvo de uma denúncia no Ministério Público Federal (MPF).
Diante das constantes denúncias de moradores e cobranças aos parlamentares pela falta do transporte escolar, quatro vereadores do município, levaram o caso até o MPF, através de uma denúncia.
Por diversas vezes, os vereadores do município cobraram a regularização do transporte escolar, mas sem sucesso, não restando outra alternativa, a não ser, levar ao conhecimento das autoridades.
Em um dos casos mais recentes, crianças foram flagradas sendo transportadas em um veículo pau de arara.
Em 31 de março de 2023, uma audiência foi realizada para debater a problemática do transporte escolar. Foi cobrado melhorias e investimentos no transporte escolar, mas nada foi feito, a gestão continuou a utilizar veículos improvisados, com pneus carecas, sem freio e sem condições alguma para realizar o transporte. Uma liderança indígena, conhecido como cacique “Dosso” da aldeia “Karacati”, chegou a relatar que crianças ficaram quase um mês sem aula, pela falta do transporte regular.
A denúncia apresentada ao MPF foi assinada pelos vereadores Nessival Ribeiro, Deuzirene da Silva, Luís Oliveira e Simone Machado. Eles estiveram acompanhados de lideranças indígenas e líderes comunitários.
Um dos fatos que chama atenção, é um Edital da Prefeitura de Lajeado Novo, para contratação de uma empresa do transporte escolar no valor de R$ 2 milhões, que ocorreu em 05 de abril de 2024.