Buscar
Sem categoria

Nova rota vai diminuir em até 2 horas trajeto de São Luís até a Baixada Maranhense

Redação

Nova rota vai diminuir em até 2 horas trajeto de São Luís até a Baixada Maranhense

Assinada a ordem de serviço para o início das obras de pavimentação asfáltica nos municípios de São João Batista e Anajatuba, na Baixada Maranhense. O investimento é de mais de R$ 25 milhões e terá, além da pavimentação e sinalização, a construção de uma ponte em São João Batista.

O objetivo é melhorar a conexão entre os dois municípios, facilitando o transporte de pessoas e mercadorias com o uso de balsas.

A previsão é que o deslocamento de São Luís para as cidades da Baixada Maranhense seja reduzido em cerca de duas horas, como por exemplo para as cidades de São João Batista, Cajapió, Bacurituba, São Vicente Férrer e Matinha. A obra é uma alternativa ao trajeto atual feito pelo Ferry-Boat entre Cujupe e Ponta da Espera.

A nova rota terá início na BR-135, percorrendo 131 km até Anajatuba. De lá, serão 15 km até o Rio Mearim, onde haverá uma travessia de 7 km (entre os municípios), e então mais 30 km até São João Batista. No total, serão 183 km e um tempo de viagem estimado em 3h19min, o que representa uma economia de cerca de duas horas em relação ao percurso atual, que pode levar mais de cinco horas.

Em São João Batista, os trabalhos incluem a construção da ponte de 40 metros sobre o Igarapé Raposa, intervenção necessária para manter a continuidade da via, e que, futuramente, servirá de ligação ao Rio Mearim.

Como é hoje?

Para se chegar às cidades da Baixada, pode-se ir por terra e por ferry. Confira as distâncias:

Como ficará

Saindo de São Luís inicia na BR-135 – 131 km até Anajatuba;
De Anajatuba até o Rio Mearim – 15 km;
Rio Mearim – travessia de 7 km;
30 Km até São João Batista.
Distância percorrida – 183 km
Tempo de Viagem: 3h19min