Buscar
Brasil

Advogado maranhense Gustavo Amorim toma posse ao cargo de desembargador federal em Brasília

Redação

Advogado maranhense Gustavo Amorim toma posse ao cargo de desembargador federal em Brasília

O advogado maranhense Luis Gustavo Soares Amorim de Sousa, tomou posse nesta quinta-feira (17), ao cargo de desembargador federal no Tribunal Federal Regional da 1ª região (TRF1), em Brasília. Ele é genro da ex-governadora Roseana Sarney.

Amorim ocupa a vaga destinada ao quinto constitucional da advocacia, cadeira que já pertenceu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kassio Nunes Marques, recém nomeado como ministro.

A sua posse foi realizada em cerimônia no Plenário da sede do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), e em virtude de sua posse, Gustavo recebeu a outorga do Colar do Mérito Judiciário Ministro Nelson Hungria.

Após receber o colar, o novo membro da Corte foi conduzido, até o lugar em que, segundo a ordem de antiguidade, a ele está destinado no Tribunal Pleno, pelos magistrados mais antigo e mais novo presentes à solenidade, João Batista Gomes Moreira e Rafael Paulo Soares.

O Colar do Mérito Judiciário Ministro Nelson Hungria tem por objetivo agraciar personalidades, autoridades, pessoas jurídicas e instituições nacionais ou estrangeiras que se destacaram por seus méritos ou por relevantes serviços prestados à cultura jurídica. Tal honraria é concedida aos magistrados, no momento da posse no cargo de Desembargador Federal do TRF 1ª Região. Pode ser conferida, ainda, a governantes, parlamentares, magistrados, outras personalidades e servidores públicos por serviços prestados à causa da Justiça Federal. A primeira outorga de colares aconteceu em 1º de março de 1991 e destinava-se a agraciar os membros do Tribunal.

Segundo o recém-empossado membro da Corte, “é com grande alegria, dever de responsabilidade e imensa honra que assumo este elevado cargo na magistratura federal como o primeiro representante da história de meu estado, o Maranhão, oriundo do quinto constitucional da advocacia. Agora, uma nova etapa se descortina. Nela poderei ofertar minha dedicada colaboração ao Tribunal, desta feita como magistrado, sempre imbuído do espírito de cooperação com os colegas desembargadores e, sobretudo, contribuir para uma efetiva prestação da justiça aos nossos jurisdicionados da Primeira Região”.

A sessão teve a participação de representantes da OAB, políticos maranhenses e familiares de Gustavo.