Buscar
Política

Alexandre de Moraes manda afastar irmão de Carlos Brandão do cargo de diretor da Assembleia Legislativa

Redação

Alexandre de Moraes manda afastar irmão de Carlos Brandão do cargo de diretor da Assembleia Legislativa

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, suspendeu, nesta terça-feira (10), a nomeação de Marcus Brandão do cargo de diretor de Relações Institucionais da Assembleia Legislativa do Maranhão por nepotismo cruzado. Ele é irmão do governador Carlos Brandão (PSB).

O magistrado também afastou dos cargos Camila Moura, que ocupava o posto de diretora legislativa da Assembleia, além de Jacqueline Heluy, que era diretora de comunicação social da Casa. Camila é cunhada do governador Carlos Brandão e Jacqueline sogra do sobrinho do governador.

“Diante de todo o exposto, em complementação à decisão anterior, CONCEDO MEDIDA LIMINAR e DETERMINO A SUSPENSÃO IMEDIATA DAS NOMEAÇÕES E, CONSEQUENTEMENTE, DO EXERCÍCIO DOS CARGOS E FUNÇÕES”, escreveu o ministro. Moraes ordenou ainda que a suspensão dos acros e funções, inclusive para fins salariais e de benefícios, passe a valer com a publicação de sua decisão.

O magistrado acatou um pedido do partido Solidariedade de Othelino Neto. Nesta segunda-feira (09), o ministro Dias Toffoli também retirou o foro privilegiado que havia sido concedido, por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição do Estado (PEC), a Marcus Brandão. O magistrado suspendeu os efeitos da medida que atribuía a diretores da Assembleia do Maranhão e ao procurador a condição especial por prerrogativa de função.

VEJA AQUI A DECISÃO