Ícone do site Enquanto Isso no Maranhão

Alguns lugares para conhecer em São Luís

A única cidade do Brasil fundada por franceses possui diversas particularidades: São Luís, a capital do Maranhão possui a maior coleção de azulejos portugueses da América Latina e apesar de fazer parte do nordeste tem um pé dentro da Amazônia. Seus mais de 3 mil sobrados e casarões espalhados pelas ruas e praças do Centro Histórico consagraram a cidade com o título de Patrimônio Cultural pela UNESCO em 1977

Prévias juninas aquecem as ruas no centro histórico de São Luís. Foto: Handson Chagas/Secap

A  cidade de São Luís também preservas tradições e culturas. O Bumba-Meu-Boi, uma representação folclórica que combina, música, dança e teatro atraí gente de todo o canto do mundo nos meses de junho e julho quando ocorre as tradicionais festas juninas do estado. Além disso, possui o Tambor de Crioula, o Cacuriá e o carnaval de rua, onde os foliões seguem os blocos com bandinhas tradicionais.

O clima de São Luís é tropical. A temperatura sempre fica entre 23 e 31 graus, tornando a permanência na ilha ideal para curtir as praias de São Marcos, Ponta d’Areia e do Calhau, as mais famosas da cidade.

O que conhecer:

Um dos principais atrativos da capital do Maranhão são os seus 32 km de praia. A ilha é rodeada de belas e incomparáveis praias, com a presença de de morros e falésias. Seus ventos fortes, de julho a dezembro, a tornam ideal para esportes a vela.

No início da Avenida Litorânea, a 7km do centro da cidade a praia de São Marcos é ideal para a prática de surf. Preferida entre os jovens da região a praia de São Marcos possuí uma paisagem singular com dunas cobertas de plantas e um extenso litoral com correnteza mais forte nessa região.

Localizada na extensão da Avenida Litorânea, a Praia do Calhau possui belas dunas recobertas por vegetação rasteiras. É considerada uma das praias mais bonitas da cidade. Em sua orla, encontra-se várias opções de lazer, casas de veraneio e hotéis.

Centro Histórico (Reviver)

Tombado pela UNESCO o centro histórico de São Luís reúne cerca de 3 mil construções coloniais. Explorar essa região que ocupa quase todo o bairro de Praia Grande a pé é um ótima maneira de se apaixonar pelas rias de pedra, becos, ladeiras, praças e largos do local.

Palácio dos Leões

O Palácio dos Leões é a atual sede política e institucional do Governo do Estado do Maranhão, figura como o endereço mais nobre da ilha. Quando foi erguida pelos franceses, em 1612, a construção foi batizada de Fortaleza de São Luís e possuí uma das áreas aberta para visitação.

Teatro Arthur Azevedo

 

PAULO SOARES

O segundo teatro mais antigo do Brasil foi inaugurado em 1817 e chama atenção com sua arquitetura neoclássico e detalhes do barroco, o teatro passou por restaurações que o mantiveram muito bem-conservado.

Fonte do Ribeirão

A mais bem conservada fonte de São Luis foi inaugurada em 1796. Traz cinco jorros de água que saem da boca de carrancas e de esculturas de peixes e deuses.

Casa do Nhozinho

O museu Casa do Nhozinho está abrigado em uma das mais belas construções do Centro Histórico. São quatro andares homenageando o artesão maranhense com acervos de peças, objetos e artefatos do cotidiano do artista.

Praça Gonçalves Dias

A Praça Gonçalves Dias, localizada no alto dos Remédios e proporciona uma linda vista para a baía de São Marcos. É famosa por ser ponto de encontro de diversos casais de São Luís, o que lhe deu o título de Largo dos Amores.

Igreja da Sé

 

Erguida pelos jesuítas em 1699 a Igreja da Sé possui uma fachada neoclássica todo revestido de ouro. A igreja presta homenagem a Nossa Senhora da Vitória, protetora dos portugueses nas batalhas contra o exército francês.

Convento das Merces

Construída em 1657 sob a supervisão do padre Antonio Vieira, a relíquia arquitetônica abrigou a Ordem dos Mercedários até 1905, quando passou ao controle do governo estadual. Hoje o convento abriga um espaço cultural onde estão o Memorial José Sarney, com objetos relacionados ao ex-presidente; e também o Museu da Memória Republicana. Em julho, é palco do Vale Festejar, um São João fora de época.

“Arrastão”

O monumento aos pescadores, a escultura “Arrastão”, é uma obra do escultor e pintor Cordeiro do Ma­ranhão e foi inaugurada em 31 de dezembro de 2003.

Espigão Costeiro da Ponta d’Areia
O Espigão Costeiro da Ponta d’Areia é uma estrutura costeira que tem por finalidade principal proteger a costa da ação das ondas do mar, localizado em São Luís. O espigão possui 572 metros de extensão e 8 metros de altura. o Espigão Costeiro, na praia da Ponta D’areia, em São Luís, acabou se transformando no novo cartão-postal da capital.

 

Forte de Santo Antônio

Marco histórico do período de resistência portuguesa às invasões estrangeiras. O Forte de Santo Antônio da Barra, funciona, como um centro cultural, o espaço conta com o Museu de Embarcações tradicionais maranhenses, um memorial sobre a história do Forte e o museu da Imagem e Som. O prédio ainda conta com livraria, cafeteria e auditório.

Letreiro do espigão na Ponta D’areia

 

Outros atrativos turísticos em São Luís:

 

 

Sair da versão mobile