Um filhote de peixe-boi foi encontrado morto no Rio Mapari, localizado no município de Humberto de Campos, cidade localizada a 153 km de São Luís. O animal é ameaçado de extinção.

De acordo com Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o mamífero foi encontrado boiando no rio por pescadores, próximo a comunidade de Rampa, no município. A região onde o animal foi encontrado é protegida por lei e integra a Reserva Extrativista da Baía do Tubarão.

Segundo o ICMBio, pescadores que encontram o animal, afirmam que ele estava com hematomas na nadadeira e na cauda. No sábado (23), uma equipe do órgão e do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade (CNPT), se deslocaram até o local para a coleta de material biológico do animal, medição e registro fotográfico, para analisar as causas da morte.

As amostras coletadas vão seguir para análise no Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA). Em seguida, o animal foi enterrado. Segundo ICMBio, o esqueleto do mamífero será recuperado em breve, onde será utilizado para atividades de educação ambiental. O peixe-boi é o mamífero aquático mais ameaçado de extinção do Brasil.