Durante audiência de conciliação realizada pelo Tribunal Regional do Maranhão (TRT-MA) na noite desta terça-feira (18), representantes de rodoviários, empresários, Governo e Prefeitura de São Luís chegaram a um acordo que permitirá a volta das operações do transporte semiurbano nesta quarta-feira (19). Até o momento, a Prefeitura de São Luís não apresentou propostas para a retomada das atividades dos ônibus na capital.
A Agência de Mobilidade Urbana (MOB) informou que atenderá algumas demandas do Sindicato das Empresas de Transporte (SET), com o objetivo de que a entidade apresente uma contraproposta aceitável para os rodoviários. Por sua vez, a prefeitura de São Luís não se manifestou sobre o assunto.
Após intensas discussões sobre o transporte semiurbano, que é regulado pela MOB, as partes chegaram a um entendimento: foi decidido um reajuste salarial de 7% para os trabalhadores e um aumento de 10% no valor do ticket alimentação.
Com isso, os ônibus que operam nas linhas do transporte semiurbano devem voltar a circular nas primeiras horas desta quarta-feira (19).
Quanto ao transporte urbano, que é regulado pela prefeitura de São Luís, as negociações serão retomadas em uma nova audiência de conciliação marcada para esta quarta-feira (19), às 11 horas, na sede do TRT.