Após denúncia do site e do deputado Dr. Yglésio, rifa Dezenas Premiadas é alvo de operação da Polícia Civil do Maranhão
O influenciador Marcos Alencar Filho, fundador do perfil Dezenas Premiadas, que realiza rifas em todo Maranhão, foi alvo de uma operação da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), da Polícia Civil do Maranhão, na manhã desta segunda-feira (16).
De acordo com informações, houve o sequestro de mais de R$ 12 milhões em bens, entre eles veículos de luxo. O influenciador foi alvo de uma reportagem deste site, no ano de 2023, quando o Portal Enquanto isso no Maranhão, relevou diversos sorteios com indícios de fraude. O deputado estadual Dr. Yglésio, também fez denúncias, cobrando das autoridades uma investigação.
Um detalhe que chamou atenção na época, foram bilhetes com sequências numéricas de seis números de O a 9, o que amplia a oferta em 1 milhão de combinações possíveis. Em sorteios regulares baseados na loteria federal, as sequências possuem cinco número de O a 9, o que resulta em 100 mil combinações possíveis. Isso demonstra que as regras são arbitrárias, direcionando na maioria das vezes, para um ganhar já escolhido pelo grupo criminoso.
De acordo com as investigações conduzidas pela Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO), o grupo criminoso utilizava autorizações destinadas à comercialização de títulos de capitalização como fachada para promover as rifas.
Ainda de acordo com as investigações, para driblar a fiscalização, os valores arrecadados eram enviados a uma entidade assistencial e educacional filantrópica, que devolvia a maior parte ao chefe do esquema.