Após a Justiça declarar inconstitucional à reeleição do atual presidente da Câmara de Estreito, Tavanes Firmo para o biênio 2023/2024. Os vereadores do município vão ter que realizar uma nova eleição no próximo dia 13 de dezembro.
Tavanes foi reeleito novamente em 28 de junho deste ano, pelos vereadores do município, contrariando uma recomendação do Ministério Público (MP). No documento o orgão recomendava que ele não disputasse a presidência da casa legislativa por ter sido eleito sucessivas vezes como presidente, sendo inconstitucional sua reeleição.
Apesar da recomendação do MP, Tavanes obteve a maioria dos votos e foi reeleito, com apenas um voto contra na época, que teria sido do advogado e vereador Diney Noleto.
O Tribunal de Justiça do Maranhão no último dia 9 de setembro, julgou procedente uma Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pelo procurador-geral de justiça Eduardo Nicolau, declarando inconstitucional a reeleição de Tavanes.
Diante da situação, a Câmara de Estreito, foi obrigada a realizar uma nova eleição para a escolha de um novo presidente para o biênio 2023/2024. De acordo com o edital, os vereadores interessados em inscrever-se para a Eleição de Presidente da Mesa Diretora, deverão apresentar um requerimento até as 14h do dia 29/11/2022.