Buscar
São Luís

Avião com destino a São Luís declara emergência após ficar quase sem combustível: “Momento mais tenso da minha vida” diz passageiro

Redação

Avião com destino a São Luís declara emergência após ficar quase sem combustível: “Momento mais tenso da minha vida” diz passageiro

Um piloto de uma aeronave Airbus A320 da Azul declarou emergência durante voo com destino a São Luís do Maranhão, para alertar que estava com pouco combustível na tarde desta quarta-feira (19).

De acordo com informações, o voo AD4871 partiu de Viracopos, em Campinas, às 13h23min. O piloto tentou pousar em São Luís, no Maranhão, e depois em Teresina, no Piauí, mas foi impedido por conta da chuva e do vento forte nos dois locais. Ele só conseguiu pousar às 17h46min, em Parnaíba, no litoral do Piauí.

Diante do risco de ficar sem combustível, o piloto declarou emergência, conforme regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), indicando que o avião possuía combustível para menos de 30 minutos de voo.

A determinação da agência é que uma aeronave deve ter combustível suficiente para ir do ponto A (Campinas, SP) ao ponto B (São Luís, MA), e do ponto B para o C (Teresina, PI) e mais 30 minutos de voo.

A declaração de emergência foi capturada em áudio, onde o piloto comunicou “4871 informa mayday fuel” ao controle de tráfego aéreo de Teresina. Na linguagem de aviação, mayday é a declaração de emergência; fuel, combustivel em inglês.

Após verificar as condições meteorológicas em Parnaíba, que eram favoráveis, o piloto decidiu pousar neste local.

Após o pouso em segurança em Parnaíba e o reabastecimento, o avião prosseguiu para São Luís, onde os passageiros desembarcaram.

Um dos passageiros, jornalista e radialista maranhense Marcos Vinicius, de 54 anos, relatou os momentos de pânico: “No aviso do comandante, o que mais passa pela nossa cabeça é que estamos com nossa família do lado. Você pensa que tudo vai acabar ali, que é o fim de tudo. Foi o momento mais tenso da minha vida na aviação civil. Só pensava que estávamos na mão de Deus e do piloto, que tinha várias vidas sob sua responsabilidade”, expressou.