Buscar
Maranhão

Baixo nível e problemas na comporta na Lagoa da Jansen geram transtornos

Redação

Baixo nível e problemas na comporta na Lagoa da Jansen geram transtornos

Problema com comporta e o baixo nível da água na Lagoa da Jansen têm gerado transtornos e chamado a atenção dos moradores, que reclamam do mal cheiro e do descaso com um dos principais cartões postais de São Luís.

Não é a primeira vez que a população local é afetada por problemas assim. O problema agora está sendo causado por uma falha na estrutura das comportas, que não estão conseguindo realizar o adequado represamento da água.

Por causa do nível fluvial abaixo do normal, o que praticamente se vê na lagoa é lama e esgoto, além do forte mau cheiro que incomoda os moradores da região.

Problema antigo

Em 2021, a Justiça determinou que o Governo do Maranhão providenciasse a recuperação completa do sistema de troca de água da Lagoa da Jansen. Além disso da manutenção das comportas, o governo estadual teria que implantar um sistema de monitoramento do volume de vazão positiva e negativa e de parâmetros físicos e químicos da água da lagoa.

De acordo com Fabiano Junqueira Ayres, Secretário-adjunto de infraestrutura do Maranhão, todas as exigências feitas pelo Ministério Público Federal (MPF) foram cumpridas.

“Todas as solicitações foram apresentadas e a gente cumpriu. Esse problema no nível da água é algo novo. Pelo fato desse canal estar enterrado, a gente não teria como detectar mesmo com o monitoramento que fazemos”, ressaltou.