Brandão exonera de secretaria esposa do deputado Nagib, após ele votar em Othelino na eleição da Assembleia

O governador Carlos Brandão (PSB) exonerou da Secretaria de Estado da Articulação Política (Secap), a subsecretária Agnes Bacelar e nomeou Emanuel Lima de Oliveira, para ocupar o lugar na pasta.
Agnes é esposa do deputado estadual Francisco Nagib (PSB), que pertence ao mesmo partido de Brandão. A medida faz parte de uma articulação política para 2026, já iniciada pelo chefe do Executivo. Nagib, apesar de também fazer parte da mesma sigla do governador, passou a atuar na bancada de oposição na Assembleia Legislativa.
Um dos motivos para exoneração, é de que Nagib foi um dos deputados que votou na candidatura de Othelino Neto (Republicanos) na eleição da Mesa Diretora. O pleito acabou empatado entre Othelino e a presidente, Iracema Vale (PSB), que foi declarada reeleita por critério de idade. O resultado do pleito foi questionado no Supremo Tribunal Federal (STF), que ainda não julgou a Ação de Inconstitucionalidade.
Em novembro de 2024 o Governo do Estado suspendeu um mutirão de consultas oftalmológicas que estava agendado para ser realizado no município de Codó, sob a articulação de Nagib. Naquela ocasião o deputado se disse surpreso e informou que independentemente da ajuda do Palácio dos Leões, realizaria a ação.
Para a ação, Nagib havia destinado uma emenda parlamentar individual no valor de R$ 300 mil. O atrito entre o Governo e a bancada dissidente na Assembleia Legislativa ganhou maior proporção no fim de 2024.
Nas próximas semanas o governador vai efetuar novas mudanças em sua equipe de primeiro escalão.