Brandão sofre duas derrotas e enfraquece o Palácio; Jerry tentou avisar
O atual governador em exercício, Carlos Brandão (Republicanos), perdeu a briga pela FAMEM. Essa é a segunda derrota em um intervalo de pouco tempo.
A primeira foi a eleição para prefeito em São Luís, onde o candidato de Brandão, Duarte Jr saiu derrotado nas eleições, perdendo para Eduardo Braide. Em ambas às eleições foi usado a força do Palácio dos Leões.
Porém a briga pela FAMEM, ficou claro toda dedicação e empenho de Brandão em poder da caneta para eleger seu candidato, Fábio Gentil, que saiu derrotado.
O uso do Palácio dos Leões, não foi visto com bons olhos por Márcio Jerry, um dos homens de confiança e articulador político de Dino. Prevendo uma possível derrota de Brandão por falta de articulação, Jerry teria tentado avisar e até falou que o Palácio não interferia na briga pela FAMEM. Algo que não foi ouvido por Brandão.
Se caso Brandão tivesse seguido os conselhos de Jerry e não tivesse mergulhado fundo na eleição da FAMEM, ele teria saído fortalecido para 2022. Porém a realidade foi diferente, Brandão mergulhou fundo e sofreu mais uma derrota, saindo enfraquecido para 2022 e refletindo de forma negativa o poder dos Leões.