Câmara homenageia 90 anos do ex-presidente José Sarney com livro e documentário
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se encontrou com o ex-presidente da República, José Sarney, que este ano completou 90 anos de idade. Sarney recebeu de presente de Maia o livro sobre sua trajetória, organizado pelo Centro Cultural da Câmara dos Deputados. A publicação destaca tanto a atuação política e a produção literária de Sarney, além de fotos pessoais.
“O senhor foi generoso com o País, nós sabemos como foi a transição democrática, e o papel decisivo que o senhor teve e a generosidade que o senhor teve com todos nós brasileiros”.
Os dois também assistiram a trechos do documentário Sarney 90, uma produção da TV Câmara.
Em trecho do documentário, Sarney fala dos desafios de assumir a presidência da República após a morte de Tancredo Neves.
“Iniciamos o governo e a primeira coisa era legitimar-me, porque não tinha nenhuma legitimidade para assumir o governo seria uma frustração para o povo, no lugar do Tancredo, assumir o José Sarney”.
O vídeo traz depoimentos de personalidades como os ex-presidentes da República Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, as cantoras Alcione e Fafá de Belém, a escritora Nélida Piñon e o ex-presidente do STF, Nelson Jobim. Veja abaixo.