A Câmara Municipal de Estreito segue na contramão quando o assunto é transparência com os gastos públicos. Em uma rápida consulta ao Sistema de Acompanhamento de Contratações Públicas – Sacop, nenhuma informação referente aos anos de 2020 e 2021 sob a gestão do presidente, Tavanes Firmo, foi encontrada. O portal da transparência e site da Câmara, também não consta nenhuma informação sobre os gastos públicos.
O Sacop é um sistema de fiscalização online da aplicação dos recursos públicos com os detalhes sobre licitações e contratos firmados por órgãos e entidades municipais e estaduais. Já o portal da transparência, era o local onde deveria ter informações de despesas, receitas, diárias, folha de pagamento/pessoal entre outras, porém nada foi encontrado no site.
Uma denuncia foi feita ao Ministério Público, a população do município de Estreito aguarda uma resposta rápida da promotoria, já que há muito tempo tem sido impedida de acompanhar os gastos públicos da casa legislativa que não tem respeitado a Lei de Acesso à Informação.