A Câmara Municipal de Estreito tem uma das piores notas de avalição de transparência feita pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão. A casa legislativa recebeu nota 5.23 em seu nível de transparência.
Além de ter uma das piores notas em relação a transparência, a casa legislativa tem ido na contra mão da Lei de Acesso a informação. O cidadão que tentar consultar dados sobre licitações ou contratos, não vai encontrar absolutamente nada no Portal da Transparência da Câmara de Vereadores de Estreito.
O Sistema de Acompanhamento de Contratações Públicas – Sacop, que deveria ser alimentado com informações em tempo real, também nada foi encontrado. O Sacop é uma ferramenta do Tribunal de Contas do Maranhão com a finalidade de receber de forma eletrônica dados de todas as contratações públicas realizadas pela administração pública para atender às ações de acompanhamento e fiscalização.
A população do município, espera um resposta do Ministério Público, já que segue impedida de ter acesso as informações dos gastos públicos.