Um caminhoneiro foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) após causar um acidente na BR-010, em Açailândia, na quarta-feira (11). O motorista colidiu com a traseira de uma caminhonete, o que resultou em um engavetamento envolvendo cinco veículos, sendo dois caminhões, um ônibus, um carro de passeio e a caminhonete, que foi projetada para debaixo de um dos caminhões e ficou completamente destruída.
Segundo informações preliminares repassadas à PRF pelos envolvidos, quatro dos cinco veículos estavam parados em um sistema de “pare e siga” devido a obras na pista, quando um caminhão surgiu em alta velocidade. O veículo invadiu a contramão, colidindo lateralmente com o carro de passeio e o ônibus. Após as primeiras colisões, o caminhão seguiu na contramão e bateu na traseira da caminhonete, que foi arremessada para baixo de outro caminhão à frente, ficando prensada entre os dois veículos de carga.
Apesar da gravidade do acidente, apenas o condutor da caminhonete sofreu ferimentos leves. Nenhum dos ocupantes dos outros veículos se feriu.
Uso de anfetamina
Após o atendimento inicial, a PRF verificou a documentação dos motoristas e a fita impressa do cronotacógrafo do caminhão envolvido no acidente. A análise mostrou que o caminhoneiro, de 58 anos, dirigia ininterruptamente há pelo menos 24 horas, o que levou os policiais a questionarem o uso de substâncias ilícitas.
O motorista admitiu ter consumido comprimidos de anfetamina na noite anterior e durante a madrugada para inibir o sono. Em posse dele, foi encontrada uma cartela com dez comprimidos da droga, popularmente conhecida como “rebite”.