O colorido forte e vibrante das bandeirinhas de São João já começou a dar um ar todo especial ao Centro Histórico de São Luís. A cidade já respira São João e, nesta sexta-feira (20), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), iniciou a montagem da decoração do São João 2022 na Praia Grande.

Além da Rua Portugal, vão receber a decoração de mosaico de bandeirolas o Centro Histórico as ruas Djalma Dutra, da Estrela, a Rua da Alfandega (próximo à Feira da Praia Grande), e ainda a Ponte José Sarney (conhecida como Ponte do São Francisco). Todo o trabalho deve ser concluído até a próxima sexta-feira (27).

Os responsáveis pela decoração são Maria Ylma Santana da Costa e o esposo, João Carlos Formiga Leite. Segundo Maria Ylma, além de São Luís, o casal está decorando mais 20 cidades. Algumas instalando e outras fornecendo as bandeirolas para eles instalarem, nem todas assim como São Luís, com a decoração de mosaicos.

“A técnica dos mosaicos foi evoluindo com o tempo. A cada trabalho, nós descobríamos um jeito melhor de fazer. Este ano estamos com mais demanda, e com menos tempo para produzir também”, disse a decoradora.

A novidade deste ano na decoração será o mosaico na Ponte do São Francisco. A última decoração no Centro Histórico foi em 2019, última realização dos festejos juninos, antes da pandemia de Covid-19.