Coerência, serenidade, experiência e conhecimento de causa, um líder bastante respeitado por grande parte da classe política local.
Por conta desses atributos, já foi três vezes consecutivas presidente da Câmara Municipal de São Luís e ajudou, também, alguns vereadores a chegarem na Presidência da Casa do povo. Transformou pequenos partidos políticos em siglas robustas, e, como acontece na seara política, vez por outra é alvo de traições e incompreensões.
Também costuma orientar colegas sobre bastidores, encaminhamentos e desdobramentos de matérias legislativas. Um exemplo agora é a respeito de uma CPI articulada para apurar suposta irregularidade em uma Secretaria do municipal.
Chico Carvalho ressalta que a Comissão Parlamentar de Inquérito um poderoso instrumento do legislativo, em todas as suas esferas.
“As CPIs são comissões temporárias do Poder Legislativo, formadas com prazo de validade e objetivos bem definidos.
E qual é esse objetivo? Segundo o artigo 35 do regimento da Câmara Federal, o objetivo de uma CPI é de “investigar um fato que seja muito importante para a vida pública e para a ordem constitucional, legal, econômica ou social. Isso ocorre porque as CPIs servem justamente para apurar fatos de grande relevância, mas dependem de fatos concretos em suas denúncias”, destacou.