Buscar
Maranhão

Chuva deixa mais de 1.800 famílias desabrigadas e desalojadas no Maranhão

Junior Castro

Chuva deixa mais de 1.800 famílias desabrigadas e desalojadas no Maranhão

A fortes chuvas que tem caído nas últimas semanas no Maranhão afetou milhares de famílias em diversas cidades do estado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 789 famílias estão desabrigadas e 1.801 estão desalojadas em decorrência das fortes chuvas e aumento no volume dos rios no Maranhão.

Pelo menos quatro municípios maranhenses já decretaram situação de emergência: Aldeias Altas, Arame, Arari e Grajaú.

Desalojada é aquela pessoa que foi obrigada a abandonar temporária ou definitivamente sua habitação e que, não necessariamente, precisa de abrigo cedido pelo governo. Já a pessoa desabrigada é aquela que teve a casa afetada por dano ou ameaça de dano, e que precisa de abrigo provido pelo governo.

Considerando o total de habitantes afetados pelas chuvas no Maranhão, são 4975 pessoas desalojadas ou desabrigadas em pelo menos 32 municípios. Veja abaixo:

Açailândia, Alto Alegre do Pindaré, Arari, Amarante do Maranhão, Arame, Aldeias Altas, Bacabal, Boa Vista do Gurupi, Brejo, Cantanhede, Carutapera, Cidelândia, Codó, Conceição do Lago Açu, Davinópolis, Dom Pedro, Duque Bacelar, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Igarapé do Meio, Nina Rodrigues, Pedreiras, Pindaré-Mirim, Pirapemas, São José dos Brasílios, São José de Ribamar, São Luís, Santa Helena, Trizidela do Vale, Timon e Vitória do Mearim.

Ao todo, segundo o governo, 68 abrigos estão em funcionamento com 6.050 cestas básicas e mais de 22 mil refeições foram entregues às famílias atingidas.

Doações

Por conta do alto número de desabrigados pelas chuvas no Maranhão, a Cruz Vermelha está recebendo doações para as famílias afetadas. Estão sendo recolhidos colchões, água potável, roupas, alimentos não-perecíveis e itens básicos de higiene.

As doações estão sendo recebidas na sede da Cruz Vermelha Brasileira, localizada na Avenida Getúlio Vargas, 47, no bairro Monte Castelo em São Luís. O órgão disponibilizou os telefones 3249-9712, 99136-7276 e 98145-3700 para dúvidas ou informações.

SOS Grajaú

Uma equipe de voluntários da ‘SOS Grajaú’ também está reunindo doações para serem entregues à famílias que foram afetadas pelas chuvas no município de Grajaú, a 263 km de São Luís. As fortes chuvas causaram o transbordamento do rio Grajaú, que passa pela cidade, e desabrigou dezenas de famílias.

As doações de alimentos, roupas e produtos de higiene podem ser entregues na Lok Center, no bairro Cruzeiro do Anil em São Luís. Os voluntários disponibilizaram um número para dúvidas e outras informações: (98) 99133-2370.

Instituto Antônio Bruno

O Instituto Antônio Bruno, em São Luís, é uma casa de apoio para crianças, adolescentes e adultos em situação de baixa renda que buscam um abrigo durante o tratamento contra o câncer. O local oferece um teto e cuidados especiais a todos.

Nos últimos dias, as chuvas que caíram na cidade alagaram grande parte da casa onde ficam os pacientes. Por conta dos prejuízos, o instituto lançou uma campanha para arrecadar fundos e conseguir alimentos e materiais de limpeza. As contas para doação são:

  • Associação Antônio Brunno Pessoa Sousa
    CNPJ: 19388386/0001-89
  • Banco do Brasil
    Ag: 4288-9
    Conta: 34793-0
  • Banco Itaú
    Ag: 4525
    Conta: 25280-7
  • Caixa econômica
    Ag: 1576
    Conta: 4735-0
    Op: 003