CNMP determina afastamento de promotor de justiça após denúncia de Paulo Victor
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) detemrinou o afastamento do promotor de justiça Zanony Passos Filho de toda e qualquer atiivdade no Ministério Público do Maranhão (MPMA). A decisão do órgão nacional tem ligação com o caso das investigações envolvendo vereadores de São Luís, onde o promotor é acusado de extorsão.
A decisão foi anunciada e encaminhada nesta terça-feira (16) à Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão (CGJ-MA). A corregedora Themis Pacheco de Carvalho cumpriu a decisão.
O afastamento de Zanony Passos é fruto de uma uma reclamação disciplinar contra ele, feita pelo presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor (PSDB), no dia 5 de dezembro do ano passado. Na representação, Paulo Victor apresentou denúncia contra o promotor pelo crime de extorsão, alegando “condutas violadoras de deveres funcionais, abusivas, ilegais e, inclusive, criminosas”.
No documento enviado ao CNMP, além de discorrer sobre todos os antecedentes que levaram à representação, Paulo Victor pediu que fosse instaurado um processo administrativo disciplinar contra o promotor.
O caso envolvendo Paulo Victor e o promotor de justiça Zanony Passos foi revelado pelo vereador durante sessão ordinária na Câmara Municipal de São Luís. O presidente da Câmara temia uma operação contra ele, como forma de retaliação.
O fato mobilizou o MP Estadual, que chegou a emitir um comunicado sobre o assunto.