Unidas por uma cidade livre do machismo e da violência, cerca de 300 mulheres participaram da I Caminhada das Mulheres Ribamarenses na sede da cidade balneária. Elas saíram da Concha Acústica e seguiram até a Praça do Cruzeiro, onde o ato em saudação às mulheres ribamarenses e contra a violência doméstica aconteceram.
O evento no dia 08 de março é uma alusão ao Dia Internacional das Mulheres e contou com a participação do vereador Negão, de São José de Ribamar; vereadora Concita Pinto, de São Luís e Jota Pinto, presidente do Diretório Municipal do PDT e pré-candidato a prefeito de São José de Ribamar.
” Nós estamos aqui para dizer não à violência contra a mulher e apoiar o movimento que luta por igualdade de gênero em todos os setores da sociedade”, salientou Jota Pinto.
O tema escolhido por elas segue o que está sendo trabalhado em âmbito mundial pela Organização das Nações Unidas (ONU), que traz como tema da campanha 2020 “Eu sou a Geração Igualdade: concretizar os direitos das mulheres”.
Para o movimento, a luta das mulheres por respeito, liberdade de expressão e segurança vem se fortalecendo a cada dia mas ainda precisa vencer muitos desafios, dentre eles, o machismo, construção social que gera as mais diversas formas de violência contra a mulher, chegando em muitos casos à morte da vítima.
No Maranhão, somente no ano passado, segundo os dados do monitoramento feito pela Casa da Mulher Brasileira, 48 mulheres foram vítimas de feminicídio.
“O despertar para a questão da violência contra as mulheres sejam elas crianças, adolescentes, jovens ou adultas é o nosso foco neste primeiro grande evento realizado pelo grupo”, salienta Marideia Ferreira Rego, integrante da coordenação do Mulheres Ribamarenses.
Sobre o grupo Mulheres Ribamarenses
Criado em fevereiro deste ano, fruto da necessidade de levar às mulheres a consciência da sua importância dentro do contexto social.
As ações em comunidades onde as mulheres vivem em situação de vulnerabilidade social é um dos focos.