Com apoio da INTERPOL, homem é preso pela PF em São Luís suspeito de disponibilizar vídeos e imagens de abuso sexual infantil
Nesta quarta-feira (7), a Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal no Maranhão conduziu a Operação Perversus na cidade de São Luís. O objetivo da operação foi investigar um indivíduo suspeito de disponibilizar vídeos e imagens de abuso sexual infantil através de um aplicativo de mensagens.
A investigação teve início com informações fornecidas pela INTERPOL-Turquia à Coordenação Geral de Cooperação Internacional da Polícia Federal (INTERPOL/CGCI/PF).
A INTERPOL relatou a existência de um grupo de conversas em um aplicativo de mensagens que era utilizado para compartilhar material de abuso sexual infantil, envolvendo usuários de diferentes países. Um dos participantes do grupo foi identificado como residente no Estado do Maranhão.
Com base nessas informações, a Polícia Federal solicitou autorização judicial e obteve mandado de busca e apreensão. O objetivo da medida cautelar era coletar provas relacionadas à autoria e materialidade do crime.
O investigado é suspeito de cometer o crime de disponibilização de cenas de sexo explícito ou pornográfico envolvendo crianças/adolescentes, tipificado no artigo 241-A da Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente). Em caso de condenação, ele poderá enfrentar uma pena de até 6 (seis) anos de reclusão.