Através da parceria com o Governo do Estado do Maranhão, SAGRIMA, APIMEL e Prefeitura, a Secretaria de Agricultura conseguiu realizar neste sábado (18), a entrega de equipamento de proteção e manejo para apicultores de Buriti Bravo.
A Secretaria de Agricultura vem sempre trabalhando ouvindo as demandas de produtores do município, e a solicitação da Associação de apicultores e meliponicultores de Buriti Bravo – APIMELB pode ser atendida. “Nós temos acompanhado de perto o trabalho dos apicultores de Buriti Bravo, onde estamos levando assistência técnica e atendendo os pedidos. Vamos intensificar a assistência do manejo e pretendemos aumentar a nossa produção de 5 para 7 toneladas ano em 2023 ”, afirmou Laércio Cabral, técnico agrícola da secretaria de Agricultura.
A diversificação de cadeias produtivas no município vem sendo trabalhada pela Secretaria e incentivado por diversas ações da gestão como a exemplo da Feirinha Bravense que comercializa esses produtos e do Governo Itinerante que leva capacitações para a zona rural e incentiva o trabalho das quebradeiras de coco.
O fortalecimento dos agricultores familiares vem com a inclusão nos programas Estaduais, Federais e Municipais. “O PNAE já consta com 35 agricultores fornecendo para alimentação escolar. Já no Programa do Alimenta Brasil, cada produtor receberá até 12 mil reais por ano. E não para por aí, o PROCAF ajuda quem produz e leva comida para a mesa de quem precisa através da parceria com a secretaria de Assistência Social. Além disso, o restaurante popular, adquire produtos com produtores locais, fortalecendo mais a nossa economia e incentivando a produção”, destacou o Secretário, José Henrique.