Na manhã dessa quarta-feira (17), durante fiscalização na rodovia BR-010, em Campestre do Maranhão do Maranhão, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), flagrou uma combinação de veículos de carga (bitrem) realizando uma série de infrações que colocavam em risco a segurança viária. O condutor dirigia em alta velocidade e realizava várias ultrapassagens em local proibido. A equipe da PRF imediatamente deu ordem de parada ao condutor para fiscalização e averiguação da situação.
Durante a abordagem, foi constatado que a carreta estava descarregada, realizando o trajeto de Imperatriz à Grajaú. Aprofundada a busca veicular no interior da cabine do motorista, os policiais encontraram um recipiente contendo 15 comprimidos de anfetamina (popularmente conhecidos como “rebites”). Ao ser questionado sobre a origem da droga, o condutor admitiu ter adquirido no estado de Minas Gerais e que fazia uso da substância para se manter acordado durante as viagens noturnas.
O condutor foi autuado por porte ilegal de droga e ultrapassagem proibida, assinando um TCO por crime de menor potencial ofensivo. A multa pela infração no CTB pode chegar a R$1.500,00.
Na região tocantina do Maranhão, a PRF já apreendeu mais de 200 unidades de anfetamina em veículos de carga este ano, alertando sobre os riscos e a ilegalidade desse uso. O texto destaca a proibição do uso de anfetaminas pela ANVISA devido aos sérios riscos à saúde e perigos associados à condução sob sua influência. A importação e comercialização dessa substância são ilegais no Brasil.