Contágio pelo coronavírus se mantém alto no interior do Maranhão
O ritmo de contágio pelo novo coronavírus ainda se mantém alto pelo interior do Maranhão e está desacelerando na capital São Luís. É o que aponta o levantamento da plataforma Farol Covid, que analisa a situação em várias cidades do país que foram afetadas pela pandemia.
O FarolCovid é desenvolvido pela Impulso, uma organização não-governamental sem fins lucrativos cujo objetivo é criar capacidade analítica em governos.
Analisando cidades em todas as regiões do Maranhão, é possível perceber que o ritmo de contágio é alto no interior do estado e tem melhorado na capital.
São Luís, por exemplo, é a quarta capital com menor ritmo de contágio pelo novo coronavírus no Brasil. Por outro lado, Caxias, Santa Inês e Imperatriz estão com números altos, o que aponta um risco maior de colapso no sistema de saúde em decorrência da Covid-19.
Apesar da avaliação ruim na maioria das regiões do Maranhão, a plataforma considera que a tendência é de melhora no ritmo de contágio.
Novo coronavírus no Maranhão
O Maranhão chegou a 64.735 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus de acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgados na noite desta quarta-feira (17). O boletim epidemiológico diz ainda que o estado tem 1.570 mortos e 39.386 curados da doença.