A Prefeitura Municipal de Paulino Neves até o presente momento pagou o montante de R$ 499.710,79, à empresa Droga Rocha de propriedade do empresário piauense, Antônio Francisco Rocha de Abreu, que tem faturado cifras milionárias em prefeituras do Maranhão. Segundo informações do Portal da Covid-19 de Paulino Neves, o valor é referente a aquisição de medicamentos e EPIs como luvas, máscaras.
O que chama a atenção é que todas as notas foram emitidas, empenhadas, liquidadas e pagas no mesmo dia, 28/05/2020. No processo também não consta a assinatura do fiscal de contratos, algo que é indispensável nos procedimentos de pagamento referentes a administração pública. Sem a assinatura do fiscal fica impossível saber se de fato os produtos foram entregues e a data que foram entregues.
Segundo a lei 4320/64, são necessários para realizar as despesas previstas no orçamento público: empenho, liquidação e pagamento. A liquidação é quando se verifica que o governo recebeu aquilo que comprou. Ou seja, quando se confere que o bem foi entregue corretamente.
Chama a atenção que a Droga Rocha fica localizada na cidade de Teresina-PI, e as notas foram emitidas por volta de meio dia e os pagamentos foram realizados por volta das 18 horas do mesmo dia. Ou seja, carregaram o caminhão, transportaram o produto de Teresina-PI até Paulino Neves (365km), conferiram, emitiram as notas de empenho e liquidação e fizeram o pagamento em cerca de 6 horas o que é humanamente impossível. Certamente a Polícia Federal e os órgãos de controle devem tentar desvendar como conseguiram fazer isso.
Outro fato curioso é que a prefeitura de Paulino Neves faz um verdadeiro alarde nas redes sociais até mesmo pela inauguração de um quebra molas e nesse caso, com a compra de quase meio milhão de reais de medicamentos não se viu uma postagem do material e nem das caminhões descarregando os mesmos.
A empresa Droga Rocha já teve os bens bloqueados pela justiça federal e é investigada em vários processos.