Ícone do site Enquanto Isso no Maranhão

COVID-19: Deoclides Macedo decreta estado de calamidade pública em Porto Franco

O prefeito eleito de Porto Franco, Deoclides Macedo (PDT), editou Decreto na última, segunda-feira (11) que prorroga por 180 dias o estado de calamidade pública devido à pandemia da Covid-19.

De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES), o município conta atualmente com 886 casos confirmados, 14 óbitos e a taxa de letalidade é de 1,58%. Por conta do número de casos da doença e da situação que o município atravessa o atendimento ao público pela prefeitura está suspenso até a próxima segunda-feira (18).

Segundo Deoclides Macedo, um dos primeiros problemas que terá que resolver nesta gestão é a situação de estado de abandono que Porto Franco se encontra. Em seu Decreto o prefeito alega que a cidade está passando por uma crise muito séria e que para isso teve que tomar algumas medidas emergenciais para tentar colocar a casa em ordem.

“Estamos enfrentando é o estado caótico de extrema desorganização e abandono administrativo que encontramos ao assumirmos a prefeitura. Para não pararmos o trabalho, desde o dia 4 de janeiro estamos trabalhando internamente, para que possamos atender de forma emergencial, e da melhor forma possível, às necessidades da população. O atendimento ao público voltará a partir do dia 18 de janeiro. Conto com a compreensão de todos neste grave momento pelo qual passamos”, diz um trecho do documento.

Deoclides Macedo está em seu quarto mandato como prefeito de Porto Franco. Nesta legislatura ele foi eleito com 58,96% dos votos com 8.283 votos no total para os próximos quatro anos. O candidato derrotou Dr Nelson, que ficou em segundo lugar com 40,78% (5.729 votos).

Assim como Deoclides Macedo, na semana passada, o prefeito eleito de Imperatriz Assis Ramos, já havia assinado um novo Decreto em dezembro do ano passado, mantendo o estado de calamidade pública na segunda maior cidade do Maranhão.

Vale lembrar que em junho de 2020 que Assembleia Legislativa do Maranhão reconheceu os projetos de Decreto Legislativo que já tinham pareceres aprovados pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a situação de estado de calamidade pública nos municípios de: São Pedro da Água Branca, Vila Nova Dos Martírios, São Bento, Gonçalves Dias, Senador La Rocque, Afonso Cunha, Pedro do Rosário, Itapecuru-Mirim, Pastos Bons, Governador Archer, Cedral, Aldeia Altas, Apicum Açu e Governador Eugênio Barros.

Sair da versão mobile