Buscar
Estreito

Covid-19: “Vamos prestar contas de centavo por centavo” diz prefeito Cicin durante live

Redação

Covid-19: “Vamos prestar contas de centavo por centavo” diz prefeito Cicin durante live

O prefeito Cícero Neco o ‘Cicin’ e o secretário de Saúde, Cássio Batista, realizaram mais uma live na noite desta terça-feira (05) para esclarecer dúvidas da população e fazer um apelo aos moradores para respeitar o isolamento domiciliar e todas as medidas impostas no último decreto.

A preocupação do gestor e do secretário é com o aumento de casos no município nos últimos dias.

“Nós estamos a muito dias pedido para população nos ajudar, mas estar acontecendo um relaxamento e esse relaxamento está nos preocupando, mas do que dobrou os casos confirmados e suspeitos. Quero dizer a população de Estreito que essa guerra é de todos, não adianta nada o prefeito, secretário,  as autoridades mandar as recomendações, e a população não respeitar, se não tivermos um controle, vamos todos chorar juntos. As pessoas parece que estão brincando com vidas, momentos difíceis para as pessoas que perdeu seus entes queridos ou que estão passando por essa doença, já perdemos pessoas em nossa cidade.” lamentou Cicin.

O prefeito também falou sobre os recursos recebidos pelo Governo Federal e sobre notícias falsas a respeito de uma nova ajuda do governo, onde o município ainda vai receber os mais de R$ 3 milhões de reais para o combate ao coronavírus, caso o projeto seja aprovado na Câmara dos Deputados. Segundo ele, notícias falsas estão sendo espalhadas afirmando que o município já teria este valor nas contas da Prefeitura. Cicin disse que até o momento só foi repassado ao município pelo Governo Federal pouco mais de 130 mil.

“Eu quero deixar a população de Estreito tranquila, tudo que está sendo gasto, está disponível em nosso Portal da Transparência, basta ir lá e conferir é muito fácil de manusear. Hoje o que temos do Governo Federal é cerca de 130 mil do Governo Federal que estamos usando no combate ao vírus e uma parcela de 95 mil, além das doações; 47 mil do Tribunal de Justiça (TJ-MA), 185 mil da Procuradoria do Trabalho, são esses os recursos que recebemos para o combate ao Covid-19, quero deixar população tranquila que vamos prestar conta de tudo, centavo por centavo.” disse ele.

Cicin alertou  também sobre pessoas que já estão com caso de coronavírus confirmados e mesmo assim, não estão respeitando o isolamento domiciliar.

“O secretário de saúde recebe a todo minuto uma ligação de pessoas que mesmo com teste positivo estão andando nas ruas, estão andando na cidade tentando infectar outras pessoas, se essas pessoas não gostam da sua vida, não tire a dos outros, essas pessoas que não estão nem aí, estão querendo infectar nossas famílias, que estão em supermercados e em outros lugares, tem pessoas com o vírus indo em boteco” alertou Cicin.

O secretário de saúde, Cássio Batista relatou a transparência e todo o esforço da Secretária de Saúde na luta contra o Covid-19.

“Estaremos frequentemente trazendo a vocês todas as informações verídicas, em tempo real, para que a população tenha real conhecimento do que está acontecendo em nosso município para seguimos firme no nosso plano de contingência e enfrentamento do vírus . Nossa equipe vem sendo preparada desde o início, toda equipe recebeu os Equipamento de Proteção Individual  e orientações. Agradecemos também os nossos parceiros que tem nos ajudado nessa luta, Guardas, PM, Bombeiros, Procon, Vigilância Sanitária. Os decretos vieram para ajudar, manter o comércio funcionando, a geração de renda local. Apesar de todo esforço da nossa equipe, nota-se um aumento nos números de casos em nosso município, isso não é bom população, isso mostra que alguém não tem feito sua parte, não adianta a Secretária de Saúde fazer sua parte, se a população não ajuda, nos pedimos que toda população faça uma reflexão, infelizmente a maioria dos casos confirmados, tiveram contato com pessoas que vieram passar o último feriado em nossa cidade.” disse Cássio Batista.

O secretário destacou também a compra e aquisição de novos medicamentos para fornecer para aqueles que estão com casos confirmados e em isolamento domiciliar. Segundo ele, essa luta é para conter a doença, não permitindo que evolua para um caso grave.

“Médicos, enfermeiros estão acompanhando os casos confirmados, nossa preocupação é para que não evolua para um quadro grave. Criamos um protocolo em nosso município com base no Ministério da Saúde, estamos fornecendo exames, para que nossos profissionais possam medicar com segurança nossos pacientes, sempre com um diagnóstico preciso, pois sabemos que Imperatriz, que é nossa referencia em UTI, está sobrecarregada, apesar de ter respiradores no nosso Centro de Combate ao Covid-19, não queremos jamais usá-los. Não tenha vergonha, caso tenha os reais sintomas, procure nossos serviços de saúde. Nos estamos prontos e operantes para a todo momento atender nosso povo” destacou ele.

O prefeito pediu a compreensão dos donos de bares na zona rural, que segundo ele tem recebido diversas reclamações.

“Infelizmente temos recebidos muitas ligações, sabemos que infelizmente alguns donos de bares na zona rural, não estão respeitando as medidas, não são todos. Infelizmente só as equipes chegar na cidade, que já começa as reclamações, infelizmente não tem como as equipes de fiscalização ficar sempre na zona rural, vamos ter que recolher as bebidas alcoólicas. Quero pedir a esses donos de bares que nos ajude, pois sabemos que tem famílias, idosos que trabalham o dia inteiro na roça e chega a noite, não tem sossego, devido ao grande número de pessoas na zona rural bebendo e fazendo badernas” lamentou ele.

O prefeito Cicin, finalizou a live falando sobre as filas na Caixa Econômica, que tem recebido pessoas de outros municípios da região e das medidas adotadas pelo município, para evitar ao máximo essas aglomerações. Segundo ele a prefeitura disponibilizou tendas, cadeiras e uma pessoa para fazer a higienização e organizar as filas para o distanciamento necessário.

Ele também completou falando sobre o uso dos testes rápidos que serão usado apenas por pacientes que realmente necessitam.

“Não me liguem pedindo para fazer teste rápido, pois quem tem essa autonomia é os profissionais da saúde. Eu só durmo todos os dias quando fico sabendo da situação de saúde do último paciente infectado.” completou ele.

Cicin e o secretário finalizou a live agradecendo as doações e disse que vai continuar com os trabalhos das equipes de saúde na cidade e na zona rural, até mesmo com a distribuição de álcool em gel para famílias carentes. Ele também pediu a compreensão de todos neste momento tão delicado, segundo o gestor, caso ocorra um grande aumento de números de casos, medidas rigorosas precisarão ser tomadas e até mesmo o fechamento do comércio.

“Nesse momento eu peço o apoio da população, nossa economia hoje é basicamente de pequenas empresas que tem suas responsabilidades, funcionários e contas a pagar, não quero jamais que isso aconteça e seja necessário tomar medidas rigorosas. Peço aos comerciantes que nos ajude também, é um momento que vai passar rápido, fica aqui meu pedido, não quero fazer um novo decreto, população nos ajuda. É um momento que não podemos deixar nossas famílias chorar. Estou aqui eu e minha equipe de governo, dia e noite, nosso município não pode parar, precisamos que vocês nos ajude” finalizou o gestor fazendo um novo apelo à população.

https://www.facebook.com/secomestreito/videos/253223202710411/