Cratera ameaça engolir casas no Residencial Ribeira em São Luís
Uma cratera ameaça engolir uma rua do bairro Residencial Ribeira em São Luís, ameaçando a vida dos moradores que vivem na região. Por conta do problema, a comunidade está preocupada com o risco de desabamento das casas.
O conjunto residencial faz parte do programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal. A comunidade alega que já buscou ajuda para a solução problema junto a Secretaria de Obras e Serviços Públicos de São Luís (Semosp), a construtora responsável pela construção dos imóveis e a Caixa Econômica Federal, mas até o momento, nada foi resolvido.
“Já procurei a Secretaria de Obras, o engenheiro disse que não é relacionado a eles porque a construtora tem cinco anos para fazer a manutenção. Eu liguei para a Caixa e ela alega que tem que quem tem que fazer o serviço é o órgão público. E no contrato está que a empresa que fez essa estrutura aqui, essa avenida, tem cinco anos para poder fazer manutenção. Cinco anos. Já está quase para vencer o prazo e eles só vem aqui para tirar fotos e medir. Se for pra isso, eu tiro todos os dias fotos disso aqui”, disse um morador do Residencial Ribeira.
Na Avenida Rio Gurupi, no Residencial Ribeira V, está a maior cratera. O buraco já tomou conta de grande parte da via e já derrubou um poste de energia elétrica e está ameaçando engolir uma casa. O serviço de aterramento chegou a ser a realizado, mas a recuperação do asfalto está pendente e a via ainda está tomada por buracos.
Pedaços de madeira foram colocados no meio da Avenida Rio Parnaíba para alertar sobre o perigo causado pelos buracos. Ainda há motoristas que se arriscam e tentam trafegar pela área, mas confessam que estão com medo de andar pela região e serem vítimas de algum acidente.
A qualidade da água que abastece as casas do Residencial Ribeira também preocupa a comunidade. De acordo com os moradores, a água chega as casas com aspecto impróprio para o consumo.