A Câmara de Vereadores de Campestre do Maranhão, anulou na sessão desta terça-feira (29), a eleição que elegeu o vereador Claudio Rezende dos Santos o “Cláudio da Van” como presidente, em maio deste ano.
Cláudio da Van concorreu em chapa única, elegendo-se para presidência da casa legislativa para o biênio de 2023/2024. A votação teve apenas uma ausência, que foi do vereador Walder Oliveira Sousa, sendo este o autor do requerimento que tornou nula a eleição realizada em 03 de maio de 2022.
O vereador Walder usou como justificativa para pedir anulação, um dos trechos da Lei Orgânica Municipal e do Regimento Interno
da Câmara Municipal. De acordo com o pedido de anulação, a eleição que elegeu Cláudio, ocorreu muito antes da data prevista no que determina o regimento da casa.
De acordo regimento interno da casa, em seu Artigo 9º, fica determinado que a eleição para a renovação da Mesa Diretora
será feita em sessão ordinária entre os dias 01 e 15 de dezembro:
“A eleição para renovação da Mesa Diretora realizar-se-á em sessão ordinária, entre os dias 01 e 15 de dezembro, observado o §3º do Art. 8º, sendo os eleitos empossados no 1º (primeiro) dia de janeiro do ano subsequente, em sessão extraordinária convocada para esta finalidade”. destacou ele como justificativa.
Procurado pela nossa reportagem, Cláudio se diz injustiçado e que irá recorrer da decisão na Justiça.