Em meio a greve dos rodoviários, Braide anuncia corridas por aplicativo grátis e nova licitação do transporte público
O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), encaminhou, nesta segunda-feira (17), à Câmara Municipal de São Luís, um Projeto de Lei que autoriza a abertura de um novo processo de licitação para contratação de empresas do Sistema de Transporte Público, para a substituição das empresas de ônibus.
O anúncio foi feito em meio a greve no sistema que foi deflagrada nesta segunda-feira (17) e que afeta 700 mil usuários do transporte público em São Luís e nos municípios da Região Metropolitana.
Por meio das redes sociais, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), afirmou que caso o projeto seja apreciado pela Câmara de Vereadores na terça-feira (18), a licitação para a contratação de empresas seria aberta imediatamente.
Pagamentos de corridas aos usuários
A Prefeitura também anunciou que, junto a esta proposta, consta no Projeto de Lei uma autorização para que o Município possa pagar corridas por aplicativo para a população, enquanto os ônibus não retornarem as ruas.
O dinheiro usado para essa finalidade será descontado do pagamento do subsídio anual de R$ 89 milhões que é repassado pelo Município às empresas de transporte. O valor é destinado para a melhoria de serviços no transporte público.
Em nota, a Prefeitura informou que caso o projeto seja aprovado, os procedimentos para operacionalizar os pagamentos das corridas será colocado em prática. Entretanto, o Município não explicou como isso poderia ser feito.
Rodoviários pararam 100% da frota na Grande Ilha.